Olá usuários do WASD Fórum. Neste tópico irei dar continuidade aos tópicos de Programando em C++, e iremos abordar hoje sobre o seguinte assunto:
# Variáveis :
Uma variável serve para armazenar informações na memória, ou seja, o computador tem espaços físicos na memória onde ele pode armazenar informações. E através de variáveis nós podemos alocar informações nesses pontos da memória e essas informações podem ser capturadas depois pelo computador e utilizadas.
1º - Int: Talvez seja o mais famoso tipo de variável, e esse tipo armazena apenas números inteiros, por exemplo.:(1, 2, 3, 4). Ele também armazena também números positivos e negativos, e ele pode armazenar até 4 bytes(32 bits - 1 byte = 8 bits).
2º - Char: Ele armazena apenas um único caractere, como por exemplo uma letra ou um número. Se você tentar inserir uma palavra ou uma frase você não vai conseguir.
Esse tipo de variável armazena também até 4 bytes.
3º - Float: Armazena número de pontos flutuantes, ou seja, números decimais(números não inteiros), por exemplo.: 1.20, 2.40. Esse tipo de variável armazena também armazena até 4bytes. Porém essa variável tem pouca precisão, ele só armazena até 4 ou 6 números depois do ponto.
4º - Double: Muito parecido com o Float, também armazena número de pontos flutuantes, ou seja, números decimais, porém com mais precisão. Ele armazena até 8 bytes, ele pode armazenar até 16 ou 18 dígitos depois do ponto.
Bem agora que já vimos os principais tipos de variáveis, vamos aplicar a teoria na prática, ou seja, no código. Abra o nosso compilador o DevC++, e crie um novo arquivo fonte, e como já vimos vamos começar por incluir as bibliotecas, logo após criamos a função principal e inserimos o comando de pause e de return 0. Tudo isso já foi explicado nos tópicos anteriores.
Lembre-se que não utiliza-se a vírgula para números decimais no código e sim o ponto " . " .
O símbolo de porcentagem e o d está informando ao programa para ele chamar a variável do tipo int. No entanto como o computador irá saber qual variável chamar? Bem para isso basta acrescentar depois de fechar as aspas, digite assim:
Perceba que eu chamei a variável numero acrescentando uma vírgula e o nome da variável: ",numero". Nosso código está assim:
Agora se tu quiser exibir uma variável do tipo Float ou Double, o processo também é parecido, mas agora tu irá utilizar "%f" e vamos repetir o mesmo processo, ficando assim o nosso código:
Após isso, salve o código e vamos compilar, esse será o resultado:
Bom pessoal era isso que eu tinha para passar para vocês, tentei informar um pouco de forma resumida sobre variáveis para vocês e espero que tenham gostado e aprendido, gostaria de informar também que os tópicos "Programando em C++" serão postados sempre aos sábados/domingos. Até a próxima.
Código utilizado na aula:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Variáveis e Armazenamento na Memória
# Variáveis :
Uma variável serve para armazenar informações na memória, ou seja, o computador tem espaços físicos na memória onde ele pode armazenar informações. E através de variáveis nós podemos alocar informações nesses pontos da memória e essas informações podem ser capturadas depois pelo computador e utilizadas.
Vamos agora ver os principais tipos de variáveis.
1º - Int: Talvez seja o mais famoso tipo de variável, e esse tipo armazena apenas números inteiros, por exemplo.:(1, 2, 3, 4). Ele também armazena também números positivos e negativos, e ele pode armazenar até 4 bytes(32 bits - 1 byte = 8 bits).
2º - Char: Ele armazena apenas um único caractere, como por exemplo uma letra ou um número. Se você tentar inserir uma palavra ou uma frase você não vai conseguir.
Esse tipo de variável armazena também até 4 bytes.
3º - Float: Armazena número de pontos flutuantes, ou seja, números decimais(números não inteiros), por exemplo.: 1.20, 2.40. Esse tipo de variável armazena também armazena até 4bytes. Porém essa variável tem pouca precisão, ele só armazena até 4 ou 6 números depois do ponto.
4º - Double: Muito parecido com o Float, também armazena número de pontos flutuantes, ou seja, números decimais, porém com mais precisão. Ele armazena até 8 bytes, ele pode armazenar até 16 ou 18 dígitos depois do ponto.
Bem agora que já vimos os principais tipos de variáveis, vamos aplicar a teoria na prática, ou seja, no código. Abra o nosso compilador o DevC++, e crie um novo arquivo fonte, e como já vimos vamos começar por incluir as bibliotecas, logo após criamos a função principal e inserimos o comando de pause e de return 0. Tudo isso já foi explicado nos tópicos anteriores.
Bem nosso código está assim:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(void) {
system("PAUSE");
return 0;
}
Agora vamos inserir umas variáveis na função principal, mas antes disso devemos saber o que é variável global e variável local. Uma variável global é aquela criada fora de funções e pode ser utilizada em todo o código. Uma variável local é aquela criada dentro de uma função e portanto ela só pode ser utilizada dentro dessa função. Após isso, vamos criar nossa primeira variável local.
Vamos criar uma variável local do tipo do Int.
A sintaxe de variável é assim: definimos o tipo que no caso foi "int", o nome da variável deve sempre começar com uma letra ou o underline " _ ". Nunca comece o nome da variável com caractere especial ou número. Vamos chamar essa variável de numero.
Nosso código ficará assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na linha de baixo, nós vamos dar um valor para essa variável. Assim:
int numero=2;
Vamos criar agora uma variável do tipo Char e nós vamos armazenar uma letra.
Devemos criar a variável assim:
Devemos criar a variável assim:
char letra;
Logo após, também devemos atribuir um valor para essa variável.
letra='w';
Como estamos colocando um caractere do alfabeto precisamos colocar a letra entre aspas simples: 'w'.
Nosso código está assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos agora criar uma variável do tipo Float e vamos chamar ela de "wasd".
float wasd;
Agora vamos atribuir um valor para essa variável.
wasd=6.66
Lembre-se que não utiliza-se a vírgula para números decimais no código e sim o ponto " . " .
OBS.: Se você compilar o teu código como está aí e abrir o programa, nada será impresso na tela, pois não utilizamos o comando printf para imprimir uma variável já criado, e é o que vamos aprender agora.
Primeiramente vamos digitar o comando printf. Ficando assim o nosso exemplo:
printf("O valor da variavel numero e ");
Perceba que colocamos o comando printf para ele imprimir na tela "O valor da variável numero é:, porém precisamos chamar essa variável para que ela seja impressa, para fazer isso basta inserir o seguinte código:
printf("O valor da variavel numero e %d ");
O símbolo de porcentagem e o d está informando ao programa para ele chamar a variável do tipo int. No entanto como o computador irá saber qual variável chamar? Bem para isso basta acrescentar depois de fechar as aspas, digite assim:
printf("O valor da variavel numero e %d",numero)
Perceba que eu chamei a variável numero acrescentando uma vírgula e o nome da variável: ",numero". Nosso código está assim:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora se tu quiser exibir uma variável do tipo Float ou Double, o processo também é parecido, mas agora tu irá utilizar "%f" e vamos repetir o mesmo processo, ficando assim o nosso código:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após isso, salve o código e vamos compilar, esse será o resultado:
- Spoiler:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Bom pessoal era isso que eu tinha para passar para vocês, tentei informar um pouco de forma resumida sobre variáveis para vocês e espero que tenham gostado e aprendido, gostaria de informar também que os tópicos "Programando em C++" serão postados sempre aos sábados/domingos. Até a próxima.
Código utilizado na aula:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Créditos:
RsLuT